Fics: como entender a mente de um autor e de um leitor.

| sábado, 17 de dezembro de 2011
    Como estou com preguiça de revisar minha oneshot para postar aqui, que tal falar um pouco sobre quem escreve e quem lê as fics num todo? Mas vou falar bem pouco mesmo, pois essa semana a minha preguiça de escrever está me matando. =.="

  Para quem gosta de escrever:
    Criar fics é algo maravilhoso, de passar horas na frente do pc digitando histórias sem ter a mínima pretensão de que muitas pessoas vejam. Se dois "gatos pingados" lerem e incentivarem já dá para o gasto.

Eu particularmente escrevo por três objetivos:
1 - por prazer, diversão (acima de tudo);
2 - para proporcionar distração aos leitores;
3 - para receber críticas construtivas sobre o que deve ou não ser melhorado, acrescentado, retirado, enfim...

    Gosto muito de expor minhas histórias mesmo tendo a plena consciência de que, eventualmente, apenas uma pessoa leia ou até mesmo nenhuma. Contudo tento sempre manter o controle das postagens para saber o tipo de público que atraio. Além de ser uma questão de segurança, claro; pois sempre me assombrou o fato de um belo dia eu entrar num site de fics e encontrar a minha lá sendo postada por outra pessoa como se fosse ela a escritora. Trágico. Espero que isso nunca aconteça comigo, acho que jogaria até um processo por plágio em cima da pessoa... mentira, eu não faria isso, haja dinheiro.

   A questão é: "escrever para ter incentivo e incentivo para poder escrever". Profundo.
   Agora desvendem o enigma e assim poderão entrar na mente dos escritores amadores que se prezam e escrevem conteúdos de qualidade e POR PRAZER (ui), não por obrigação ou por quererem algum tipo de cash a cada história postada no site, visando mais um lucro pessoal para sua conta ou um status, talvez.

Para quem gosta de ler:
    Comentem, se possível. Se não gostou da história não precisa traumatizar o escritor com palavras chulas ou críticas pesadas em público. Se quiser dar sua opinião negativa, faça algo de maneira mais leve e resumida em público e mais construtiva se o comentário for pessoal (apenas disponível para você e o autor), mantendo a educação (faço questão de destacar a palavra) em ambos os casos, sempre na diplomacia. 
    Não se sinta ofendido se o autor não aceitar sua crítica de maneira passiva nem retorne da mesma maneira. Ignore, se possível. A obrigação dos autores é aceitar todas e quaisquer tipos de críticas CONSTRUTIVAS e EDUCADAS (de novo); uma vez que postou sua história num site público, onde todos tem acesso ao conteúdo.
    Aponte os erros (se houverem) de maneira clara e amigável como os de ortografia, concordância, conteúdo; ou seja lá qual for... 

    Eu, como leitora e autora, leio as histórias de maneira crítica, analisando e interpretando cada parágrafo de narração. 
    Também gosto de comentar em todos os capítulos, mostrando que eu realmente li e me interessei pelo conteúdo, querendo deixar claro meu incentivo para/com o autor, ao todo fazendo uma pequena análise da história no último capítulo de cada fic. Gosto muito de incentivar fics que eu realmente acho que são BOAS, mas que não tem a sua devida atenção, talvez por abordar um tema pouco conhecido. Eu realmente abraço a causa querendo até mesmo divulgar a história do autor sem nem ao menos conhecê-lo ou querer algo em troca. Dá-lhe solidarismo. rs


    Por fim, o texto iria ser pequeno, mas não foi; me empolguei. Fica a dica: 

Autores: não se desiludam, haverá sempre um grupo de pessoas que certamente irão amar suas histórias, mesmo que seja um público mais seleto, mas sempre haverá.

Leitores: sempre incentivem! Quanto mais incentivado é um autor, mais inspirado ele fica, produzindo mais conteúdo e de maior qualidade para suas histórias favoritas!


É uma colaboração mútua, se perceberem, pois um não vive sem outro. Casemos.

0 xingamentos :

Postar um comentário

Quem vos fala:

▲Top▲