The Lasgo

| sexta-feira, 7 de junho de 2013
    Confesso que acabei me empolgando quando escrevi uma breve introdução antes do clipe e da letra do single de maior sucesso de Lasgo. Por isso, resolvi escrever um post sobre a banda. Here we go!

    Lasgo é uma banda eurodance, eletrônica e trance criada no ano de 2000. Sua origem é belga e originalmente foi composta pela vocalista Evi Goffin em conjunto com os produtores Peter Luts e Dave McCullen
    Em 2006 houve a substituição da vocalista, saindo Evi e entrando Jelle Van Dael. Muito se especula sobre a substituição da vocalista. Alguns dizem que foi por excesso de trabalho e conflitos com seu empresário e outros pelo nascimento de seu filho. No fim das contas, Evi saiu por motivos pessoais, nada relacionado com a banda.
    Uma outra substituição também foi feita: a de Dave McCullen por Jef Martens após anos de inatividade da banda, mas isso eu irei contar mais para frente...

    O primeiro single de Lasgo foi lançado em maio de 2001, o tão aclamado "Something". Este single foi e continua sendo O grande sucesso deles. Extraído do álbum "Some Things", para se ter uma noção, a canção atingiu a 3º posição no Reino Unido e a 1ª no Chile. Teve 25 mil cópias vendidas (afinal, naquela época era difícil baixar conteúdo pela internet, pois acho que se fosse atualmente, poderia até fazer o sucesso que fez, mas não venderia o mesmo número de cópias que vendeu naquele ano.); além do número elevado de cópias vendidas, a música presenteou o grupo com os prêmios de melhor single nacional no Belgian TMA Awards e com o Internacional Dance Club como hit do ano.
    O que eu mais gosto neste single é que, mesmo com todo o tempo passado, ele ainda atende aos ritmos atuais, ou seja, pode ser tocado em uma festa/balada sem mixagem nenhuma que vai dar muito certo, mas claro, se houver uma mixagem bem feita, tudo se torna muito melhor do que já é!

Lasgo - Something

    Um outro single que fez sucesso foi a "Alone". Esta música iria estar inicialmente no mesmo álbum da "Something", contudo - e por algum motivo divino -, eles a retiraram e só lançaram no fim do mesmo ano de seu primeiro single, vai entender. 

    Bom, pelo menos, foram dois grandes sucessos seguidos. Nada que supere o estopim que foi "Something", mas fez render o 3º lugar na Bélgica e o 7º no Reino Unido (o single só foi lançado lá em 2002) e o prêmio de Melhor trilha Hi-NRG com "Alone".

Lasgo - Alone

    Lasgo já ganhou vários prêmios. A época de "Something" e "Alone" foram seus dois arcos de ouro, que fizeram chover rios e rios de dinheiro e propostas para aparecerem em programas. Resumindo: foi O sucesso. Entre os prêmios que seus dois bibelôs lhes proporcionaram, houveram outros como o New Internacional Dance Group, Best New Artist Award Dance Group, Dance Trance Act (com o single "Castles in the Sky").

    Quase um ano depois, em 2002, o terceiro single foi lançado e intitulado "Pray", porém não seguiu a linha dos dois sucessos anteriores, alcançando a 17º posição no Reino Unido. Mesmo não tendo o sucesso de seus trabalhos anteriores, isso não impediu que eles ganhassem mais um prêmio como o melhor grupo de dança de 2002, no Reino Unido.
    Eu confesso que conhecia esse single, mas não sabia que pertencia à Lasgo. Quando ouvi a música na hora de montar o post, fiquei surpresa e ao mesmo tempo feliz de ter encontrado a mesma que eu não tinha a menor ideia do nome e da banda, até então.

Lasgo - Pray

    Nesse mesmo ano, Lasgo lançou uma segunda versão de "Something". Diria que foi algo do tipo: "Não vamos correr riscos de cair mais ainda nossa posição, portanto, lá vai a "Something" de novo e timidamente mais dois singles nossos" e assim foi. 
    Junto da nova versão de "Something", veio os dois singles "You" e "I Wonder" misturados com os melhores remixes dos sucessos deles. Nada melhor do que introduzir músicas novas com conteúdo dos sucessos anteriores, né? rs

    Em 2004, Evi representou o grupo Lasgo com mais dois dançarinos na primeira edição do Planet Pop Festival (o maior festival da América Latina de Dance Music, localizado em São Paulo e no Rio de Janeiro).

    No ano seguinte veio o quarto single lançado somente na Bélgica"Surrender", extraído do novo álbum estreado naquele ano: "Far Away". Apenas em 2005 o single teve estreia mundial (exceto no Reino Unido, onde chegou somente em 2007). Infelizmente este lançamento de Lasgo decaiu mais do que o anterior, não passando da 27º posição. A banda já não conseguia mais reproduzir com maestria os resultados de seus sucessos anteriores. Mas mesmo com essa pouca repercussão, a canção conseguiu entrar na Billboard Dance em janeiro de 2005.
    É um single bom, porém não ao ponto de me fazer repetir a música ao fim da mesma. 

Lasgo - Surrender

    Ainda no álbum Far Away, mais um single foi extraído, intitulado "All Night Long", em 2004

    Este single alcançou a primeira posição no top Dance Music Belgo e fez mais sucesso do que "Surrender" nos Países Baixos, apenas. Nos demais, a reputação da música podia ser equiparada com a de seu antecessor.

Lasgo - All Night Long

    Em 2005 foi lançado o single "Who's That Girl?" cantada por Dave Beyer em participação especial no álbum. A única canção que Evi não cantou em Far Away
    Eu particularmente achei esse clipe sem conteúdo assim como a letra. São quatro minutos infinitos de Dave perguntando "Who's that girl?" e "I'd like to know her name" enquanto a Evi, fazendo papel de uma limpadora de vidros, se ensaboa mais do que as janelas do prédio.

Lasgo - Who's That Girl?

    Sucedendo "Who's That Girl?" veio a "Lying", também de Far Away e lançada no mesmo ano que seu single antecessor. 

    O sucesso desta música se restringiu apenas à Bélgica, nos demais países passou completamente desapercebido.
    Em minha opinião, este single é mais um que se encaixa perfeitamente em uma festa/balada, mas que não faz muito sentido ouvi-lo enquanto vai para algum lugar ou até mesmo em casa. Entretanto, o clipe e a batida são muito boas, uma pena não ter tido tanta visibilidade fora da Bélgica.

Lasgo - Lying

    Em julho de 2006 Lasgo resolveu lançar um single promocional chamado "Hold Me Now"

    Este novo trabalho foi comercializado apenas nos Estados Unidos e não rendeu lá grande coisa, mas até que teve uma certa frequência de reprodução nas rádios americanas. Após este single, Evi deixava a banda por questões pessoais, entre elas a de se dedicar inteiramente ao seu filho que iria nascer.

Lasgo - Hold Me Now

    Após dois anos de inatividade, a banda resolve ressurgir das cinzas em 2008, trazendo duas novidades: a substituição de Dave McCullen por Jef Martens Jelle Van Dael como a nova vocalista e vencedora do programa.
    A escolha de Jelle para substituir Evi se deu através de anúncios na rádio e televisão belga. Os produtores pretendiam realizar um concurso na emissora JIMtv para escolher a mais nova vocalista a representar o grupo. O programa chamava-se "Let's Go Lasgo" e a seletiva foi parecida com a de Ídolos, finalizando com a vencedora Jelle.

Final de Let's Go Lasgo

    Peter Luts and TV station JIM went looking for a new singer for Lasgo, they never imagined finding such an amazing leading lady as Jelle van Dael. In only a few years, Jelle conquered the charts and managed to become a liked TV-host. 
    "I didn’t hesitate a moment to enter the (Let’s Go Lasgo) -contest" she says.
    (Peter Luts e a TV Station JIM estavam em busca de uma nova vocalista para Lasgo, eles nunca imaginariam encontrar uma moça tão talentosa como Jelle van Dael. Em apenas alguns anos, Jelle conquistou o Charts e conseguiu tornar uma figura adorada na TV.
    "Eu não hesitei em momento nenhum para entrar no Let's Go Lasgo" - comentou Jelle)

    De cara nova e pronta para voltar à mídia, Lasgo lança então seu terceiro álbum ainda no mesmo ano, chamado "Smile". Eu particularmente achei essa a melhor capa de álbum que eles já produziram. Ficou PER-FEI-TO! Uma capa mais despojada, moderna e ao mesmo tempo simples, sem muita informação aos nossos olhos.

    O novo álbum conseguiu resgatar parte de seu sucesso inicial com o single "Out of My Mind", bombando na Bélgica e na Holanda, atingindo o top 10. 

Lasgo - Out Of My Mind

    Somente em 2009 o single foi lançado no Reino Unido, entrando para a Billboard e atingindo a 7ª posição no Dance Airplay.
    Este foi o primeiro clipe de Jelle em Lasgo e confesso que o mesmo também marcou uma nova imagem ao grupo. Um áudio mais clean e leve. Uma baladinha bem gostosa de ouvir em qualquer lugar.

    Mantendo-se em 2008, o segundo single foi lançado: "Gone", conseguindo uma boa visibilidade, porém ficando na 16ª posição na Dance Airplay, mas o importante é que entrou para a Billboard também. :)

Lasgo - Gone

   Já em 2009 saiu o terceiro single chamado "Lost" tendo seu sucesso e visibilidade comparado ao de seu antecessor.
    Ainda no mesmo ano e fechando a lista de singles de Smile, saiu a "Over You", sendo lançada como single promocional.

Lasgo - Over You


Lasgo - Lost

    Em 2010 foi lançado um outro single chamado "Tonight". O single foi lançado na internet e em CD físico. Já em 2011 veio a "Here With Me", sendo lançada pelos mesmos meios de seu antecessor.
    Eu particularmente acho que Lasgo toma um outro rumo no padrão de seus clipes depois de "Tonight". Até então, os clipes mostravam muito a cantora e os dois produtores como "papagaios de pirata", já que não faziam nada além de aparecer. Além deles, havia todo um enredo por trás. Acho que a mudança desse padrão deve ter se dado pela tendência ou talvez porque este já não estava mais agradando aos fãs. Com isso, os produtores pararam de aparecer e a Jelle passou a vestir, agir e fazer poses sensuais nos clipes. Acho que vale à pena ver o primeiro depois o mais recente clipe lançado pelo grupo para notar todas as mudanças ocorridas nesses doze anos de existência.

 Lasgo - Tonight


Lasgo - Here With Me

    Of course Jelle still loves music more than anything else. With Peter Luts she’s working on some new tracks for Lasgo that will be released this year. A new album is announced for 2012
    (Sem dúvidas Jelle continua amando música mais do que qualquer outra coisa. Junto com Peter Luts, ela está trabalhando em algumas novas canções para Lasgo que serão lançadas neste ano [2012]. Um novo álbum já foi anunciado para 2012).

    Pois é, o álbum não foi lançado, mas pelo menos eles não deixaram os fãs na mão e, no lugar do álbum, veio o single "Sky High"

    Aliás, estes textos em inglês foram extraídos do site oficial do grupo e lá vocês poderão ouvir todos os singles e ver a agenda dos mesmos. A tradução foi feita por mim, portanto, não esperem lá grande perfeição. rs
    O link estará disponível ao fim do post, junto com as fontes.

Lasgo - Sky High

    É bom saber que mesmo tendo a vocalista substituída e um período de decadência dos singles, eles continuam firmes e fortes, trazendo material novo e com a agenda cheia de shows nesse ano. 
Evi Goffin

    Diferente de E-Rotic, que trocou de DJ e vocalista mais do que eu troco de roupas e no fim acabou se encaminhando à ruína, Lasgo soube se virar muito bem com a saída dos membros e se manter na ativa, mesmo após dois anos parado.
Jelle van Deal







    
Gostou? Deu para conhecer a banda melhor? Quer mais? Então dá uma olhada nos meus outros posts que fiz sobre a Tarja Turunen e a banda E-Rotic, clicando nos respectivos. 
    Ah! Aceito sugestões para montar posts de bandas/cantores.  :)







Fonte(s): Lasgo OfficialWikipédiaEuroKDJ

2 xingamentos :

  1. Adoro essa banda. A voz da Evy é uma das mais lindas do mundo! Ótimo post. Você teria também algo sobre o D.H.T?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel!
      Primeiramente, obrigada pelo comentário! rs
      Olha, eu não tenho nada ainda, mas posso escrever sobre também. :D

      Excluir

Quem vos fala:

▲Top▲