Recomendo: Eikoku Koi Monogatari Emma

| terça-feira, 19 de maio de 2015
    Oi, gente! :)
    Mais uma vez peço desculpas pelo sumiço, como disse nas redes sociais, estou criando um layout novo para o blog do zero. Criei capa, plano de fundo, imagens para marcadores, banner, enfim... logo, logo eu troco a roupa do meu blog, só faltam mais alguns testes e ajustes. rs

    Pois bem, recentemente eu criei a tag "Recomendo" e nessa tag eu irei recomendar tudo o que eu gosto: filmes, séries, especiais, animes, mangás, livros, HQs, jogos... enfim, tudo o que eu gosto e que a pessoa possa passar tempo com ele.
    Inaugurando esta tag, eu trago a vocês o anime Eikoku Koi Monogatari Emma - ou Emma: A Victorian Romance.
    Emma é um romance de época, mais precisamente na época vitoriana, onde existia todo aquele cenário aristocrático e uma sociedade dividida entre os ricos e os pobres. Conta a história da empregada Emma e do merchant William Jones. 
    A emprega, óbvio, é pobre. Ela trabalha e mora na casa de sua, digamos... "patroa", a Kelly. Uma senhora aposentada.
    Já o merchant, vem de uma família que acabou de se introduzir na aristocracia, ou seja: no mundo dos ricos. Eles buscam espaço e respeito na sociedade. A família dos Jones é composta pelo pai, a mãe e seus 5 filhos, porém, a mãe não está na casa - não contarei o motivo, se não é spoiler na sua cara.
    William é o mais velho e o que irá assumir os negócios da família, portanto, ele deve se casar com uma mulher que tenha um bom título para, assim, elevar o status da família emergente.


    Confesso que fui muito cética quando vi as imagens do anime e já fui logo pensando: "Ah, o cara se apaixona por ela, rola uma sacanagem, aquela parada toda desenfreada, acontece uma tragédia, separa eles e fica por assim mesmo."
    Então... não.
    Para quem gosta de animes de ação, eu não recomendo, pois Emma irá te cozinhar muito lentamente durante 24 episódios. Não existe ação, não existem cenas quentes - nos 24 episódios, eles só se beijam umas 3 ou 4 vezes - não existe nada demais. Ai vem você: "Hã, tá me recomendando essa merda por que então?" Calma, calma...
    O anime te cozinha, como disse, mas os pontos que eu acho que foram cruciais para me prender do começo ao fim foram: ser de época e rolar uma cronologia. Eles não ficam parados no tempo só naquela situação. O tempo passa, pessoas entram e saem no decorrer da trama.
    Lembra que eu falei da aposentada Kelly? Então... ela foi professora do William quando pequeno, depois que ele cresceu, resolveu ir na casa da antiga professora para visitá-la. É ai que o casal se conhece. A Kelly é um elemento crucial para o andamento do anime. Sem ela, ficaria só naquela chatice, mas é graças a essa personagem que as coisas andam. Quem resolver ver, vai saber o por quê... rs
    Olhando a obra como um todo, você consegue perceber que não existe um vilão como é o padrão: mocinhos e vilões. Não vou dizer que todos são mocinhos, mas não existe aquela pessoa que quer o seu mal, só te fode e arma mil coisas para que o outro se ferre e dê tudo errado. Não existe um vilão personificado. Eu diria que o vilão mesmo da história é a sociedade em si, o modo de pensar coletivo. Eles vivem em uma sociedade que preza muito pela imagem da pessoa e o fato do William - rico - e da Emma - pobre - se apaixonarem, não é algo correto aos olhos daquela sociedade. O correto seria rico com rico e pobre com pobre. Quem fizer essa mistura, será visto com maus olhos e vai desandar a vida toda. Isso é que seria o vilão e um dos outros pontos cruciais para o andamento do anime.
    Outra coisa que eu queria ressaltar é que existem algumas cenas clichês na obra, mããããs... começa clichê, mas termina em plot twist. 
    Lembra aquela cena clichê da pessoa que está partindo sem avisar ao amado e este vai correr atrás da amada para que ela não vá embora e no fim fica todo mundo junto e fim? Então... tem essa cena, mas como disse antes, é tudo clichê com plot twist no final. Para quem ainda não entendeu: a Emma deixa a cidade, o William vai atrás e ela não fica com ele. Ela vai embora. 
    Você vê cenas e já espera/sabe que vai acontecer tal coisa, mas não acontece, sai algo totalmente diferente.

Agora sobre os personagens mais relevantes:


Emma: ela fica muito receosa de ficar com o William. Eu até entendo o pensamento dela por conta do tipo de sociedade em que eles vivem onde este tipo de relacionamento é condenado. Ok. Eu entendo até o ponto onde ninguém sabe do relacionamento delea. Porque chega uma hora que TOOOODO mundo fica sabendo e começa a encorajar! Dali em diante eu achei que ela ficou bancando a sofrida porque, porra... todo mundo já sabe, ninguém está proibindo, o que proíbe mesmo é o modo como a sociedade foi criada, não é fator físico, é um fator ideológico. Mas ai o povo vai descobrindo e chega uma hora que todos já sabem da história. Daquele momento em diante eu não achei mais necessário ela ficar rejeitando o cara.


William Jones: o que eu acho que faltou no William foi a vontade de querer jogar tudo pro alto pra ficar com ela. Ele chega a dizer isso para o pai, mas só uma vez e não foi tãããão determinado assim. Ele ama a Emma, mas ele quer "abraçar" tudo de uma vez, quer agradar a gregos e troianos, mas todos sabem que isso não dá certo.


Kelly Stowner: ah, a Kelly... adorei aquela senhorinha. Ela dava a maior força para os dois. A Kelly teve um papel muito importante na história, como disse, e na vida da Emma. Foi a Kelly quem deu emprego, abrigo, educação, alfabetizou e doutrinou a protagonista, mas tudo isso com carinho. Ela acolheu a Emma da rua e deu amor e disciplina a garota. Ela foi um anjo e, infelizmente, para poder seguir com a cronologia e não deixar as coisas monótonas e presas somente aquela situação, a Kelly acaba meio que tendo que sair do "jogo". Isso foi um meio spoiler, vocês não vão saber por mim como isso aconteceu. rs 


Hakin Atawari: é o amigo indiano do Willian que toca o foda-se pra tudo e fica andando pelas ruas com quatro indianas e montado em um elefante. kk
    Ele é gente boa, apesar das garotas e do elefante, ele é tranquilo, bem calmo e bem transparente. Ele se apaixona pela Emma, mas sabe que ela não gosta dele e abre mão logo. No anime, ele tem mais o papel de ser a "consciência" do William. O aconselha, procura ajudar, mostra a verdade dos fatos, o incentiva a não ligar para o que a sociedade pensa sobre ele e a Emma... ele é de grande ajuda para dar uma acelerada em algo que, como disse, te cozinha bem lentamente.


Eleanor Campbell: quando eu vi essa figura, já logo pensei: "ha! essa ai vai ser a adolescente mimada que quer o William para ela e vai sair armando mil coisas para separar o casal da trama..." ERRADO! MUUUUITO ERRADO! 
    Eu ouso dizer que essa garota foi a a mais vítima e a que mais sofreu no anime. Ela é uma adolescente, deve ter os seus 15 anos, mas é um amor de pessoa. Me deu muuuita pena ver a bichinha sofrendo... ela se apaixona sim pelo William, mas sabe que ele gosta de uma empregada, só não sabe que a é Emma. Daí ela abre mão dele, mas continua gostando. Só que quando a Emma vai embora, o William se conforma que ela nunca mais vai voltar até porque ele não sabe pra onde ela está indo e naquela época não existia nem luz elétrica, quem dirá internet para estalkear a criatura. Daí o William se conforma e resolve casar com a Eleanor. Ela super feliz aceita. Só que a Emma volta e ele termina o noivado. Ai, coitada... só lágrimas.
    Ela chora por dias até que uma manhã ela se levanta e começa a fazer tudo normalmente, sorrindo e o caramba. Já logo pensei: "pronto, a garota despirocou das ideias". Ela sofre bastante, mas no fim ela fica bem. Peguei um carinho bem grande por ela.


Monica Mildrake: é a irmã mais velha da Eleanor. É casada e mora com o marido, portanto, aparece poucas vezes e mesmo assim para fazer o William cair na real depois que a Emma vai embora. Ela só serve para isso, tanto que depois ela nem aparece mais e quando aparece são em situações irrelevantes.


Viscount Campbell: o pai da Monica e da Eleanor. O cara é preconceituoso. Não gosta de pobre e muito menos de quem está emergindo de lá, como é o caso dos Jones. Mas ele não representa ameaça ativa; como disse, não existe um vilão personificado. Ele deixa a Eleanor casar com o William, mas quando o casamento é cancelado, ele tenta dar uma prejudicada na imagem da família por conta disso. Ele não interfere em nada e só faz isso no fim do anime mesmo.


Al: é o amigo da Kelly e do falecido marido dela. Ele é um faz tudo e está sempre fazendo reparos na casa da Kelly. Ele serviu para contar a Emma a história da Kelly e para contar ao William a história da Emma, basicamente. Mas é um velhinho muito simpático, também simpatizei por ele.


Sarah: é uma funcionária de uma loja onde o William e a Emma se encontravam para ir passear. Ela foi muito útil para avisar do afastamento da Kelly. Se ela não tivesse falado, o William não teria descoberto e, assim, a Emma teria ido embora e ele não saberia de nada.


Hans: é um footman (meio que um engraxate/sapateiro da família). Ele também é meio que um faz tudo. Eu achei ele lindo demais com aquela barba e aquele cabelo. Apaixonei, mããããs... eu acho que colocaram uma voz muito grossa pra ele. Aquelas vozes de velho do mal, grossa e rouca, sabe? Tá certo que ele não é nenhum novinho, mas eu senti um contraste absurdo entre o tipo de voz e o personagem. Poderiam ter colocado uma voz um pouco menos rouca, aos menos. Enquanto tem esse "problema" com a voz do Hans, tem outros footmans que tem a voz de criança. Um deles tem a voz do Al do Fullmetal Alchemist. Nada a ver ficar com voz fininha de criança, o cara já é adulto. 
    Mas enfim, o Hans se apaixona pela Emma, pede ela em casamento, mas sabe que ela gosta do Willliam e acaba fazendo igual a Eleanor: sai do caminho.
    Se um Hans da vida me pedisse em casamento, eu aceitaria NA HORA. SEM ORRRRR LINDOOOO


Dorothea Mölders: ela aparece pouco, mas o que ela faz na trama, é crucial para a Emma reencontrar o William. Sem ela, isso não teria acontecido e a Emma estaria em algum canto do mundo. Ela é um doce de pessoa, poréééém... eu achei meio que desnecessário e nada a ver ela aparecer algumas vezes nua. Ela aparece nua, mas com o cabelo cobrindo, ou de costas, sabe? Meio out of profile uma vez que ninguém faz isso e botaram ela pra fazer sem necessidade porque não gerou ações futuras. Foi só pra mostrar a bichinha pelada mesmo. rs


Os irmãos Jones: O William, como disse, é o mais velho de 5 irmãos. Dos outros 4, 3 não aprovaram ele se casar com a Emma: dois de maneira revoltada e uma de maneira pacífica. O quinto irmão é uma criança, não tem opinião e vive sendo ignorado, coitado. Mas no fim, todo mundo concorda com o casamento do William com a Emma, até o pai da família Jones concorda porque, né... o William tirou a família de quase voltar para o lado da pobreza por causa do que o pai da Eleanor tentou fazer. Ele aceita numa boa e no fim até responde malcriado o Viscount que estava cheio de preconceito.

Considerações finais:
    Gostei. Muito mesmo. Veria de novo sem problemas. Eu li que o mangá é a mesma coisa que o anime, mas mesmo assim eu pretendo ler o mangá, rola sempre um extra lá.
    A abertura e o encerramento são uma bosta - imagens aleatórias de paisagens e de personagens -, o jikai (no próximo episódio:) se você não ver, não vai fazer diferença porque é igual a abertura e ao encerramento. KK

Abertura de Emma

    O que acontece durante o episódio é o que te dá a vontade de querer ver o próximo. A história não estaciona, tipo as lutas de Dragon Ball que levam anos para terminar. A trama caminha sim, devagar, mas caminha. Os personagens tem origem, eles não vem do nada, sem pai, sem mãe, solto no mundo como acontece em muitos animes onde a pessoa parece que foi concebida por um repolho, tem 16 anos e já é autossuficiente.
    Em Emma, os personagens tem origem, tem família - e estão vivas! - tem emprego, dependem dele e moram nele. No caso, as empregadas não tem casa. O emprego delas, é vida delas. É ali que ela moram, trabalham, se alimentam e se sustentam. Tem que mijar dentro do pinico se não é rua, de verdade mesmo. Fica sem casa, sem porra nenhuma.
    Por fim, depois do jikai cagado, eles contam algumas curiosidades da época vitoriana que aparecem no decorrer dos episódios, do tipo: quando estiver passando a carruagem da polícia, todos são obrigados a "dirigir" seus cavalos a 3km/h. Isso seria praticamente eu correndo e olha que eu corro muito devagar. Não existia escola acessível para todos, quase sempre as pessoas eram alfabetizadas por alguém que sabia. As crianças pobres vendiam flores e laranjas nas ruas e, nas horas vagas, eram vendidas.

    Gente é isso. Recomendo, muito bom. São duas temporadas, cada uma com 12 episódios e existe um OVA que não vale a pena ver porque nada mais é do que um apanhado de tudo o que aconteceu na primeira temporada para então seguir com a segunda. Espero que tenham gostado da minha recomendação e, depois que eu terminar de ajeitar o layout, eu volto a postar coisas com mais frequência. Tchau para quem fica. 

0 xingamentos :

Postar um comentário

Quem vos fala:

▲Top▲