A Tarja Turunen

| quinta-feira, 16 de maio de 2013


    Estava eu ouvindo Tarja Turunen em meio aos meus devaneios sobre qual conteúdo postar hoje e tive um estalo: ela! Mas por que, em dois anos de blog, eu nunca fiz um post sobre ela e, pior, mal a mencionei por aqui? Me perdoe, minha rainha, contarei sua trajetória agora. ç_ç


    Não é amor de fã recente, não. A simpatia por ela já vinha desde a época do Nightwish, quando ela apareceu pela primeira vez para mim cantando a música Nemo. Eu fiquei tão deslumbrada com as feições diferentes e a voz dela até porque na época eu era uma criança de 10 anos.

Nemo, a música que me apresentou oficialmente à Tarja Turunen.

    Pois bem, Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli, mais conhecida como Tarja Turunen. Nasceu no dia 17 de agosto de 1977, na Finlândia. 
    Ela além de cantar, compõe e toca piano. Uma coisa que notei em seus álbuns é que ela não utiliza com frequência e nem por muito tempo este instrumento musical em suas músicas. Vai ver ela não tem coordenação motora suficiente para cantar e tocar ao mesmo tempo, outra coisa que nunca a vi fazendo.
    Tarja foi uma das fundadoras da banda Nightwish, em 1996. Ela permaneceu como vocalista até o ano de 2005, quando foi expulsa pelos integrantes em uma carta publicada no blog oficial da banda, alegando que a cantora não estava agindo mais de acordo com a conduta do grupo.
    Bom, expulsões à parte, eu particularmente acho - e sinto - que ela está se saindo muito mais espontânea agora que segue carreira solo, uma vez que ela pode reger seus álbuns da maneira que ela gosta e que era bem ímpar ao estilo musical de Nightwish.
    Veja bem, ela sempre foi voltada ao metal, mas este estilo musical possui inúmeras "ramificações". Ela em Nightwish era restringida a cantar apenas metal sinfônico. Já em carreira solo, ela continuou com este estilo, mas adotou outros dois: a música clássica e erudita.

    Não pretendo falar sobre a vida pessoal dela, mas acho que vale à pena abrir um parênteses para dizer que ela é casada com seu empresário Marcelo Cabuli desde 2003 e em 2012 ela teve sua primeira filha com ele, chamada Naomi Erika Alexia Turunen Cabuli.
    Confesso-lhes que isso foi uma baita surpresa para mim, pois ela só revelou sua filha em meados de novembro, quando a mesma já tinha 3 meses de idade. Pelos cálculos e mesmo se a criança tivesse nascido prematura, no show dela em que eu fui no Vivo Rio - Rio de Janeiro, no dia 08/04/2012, ela já estava grávida e o melhor: ninguém havia percebido, pois a barriga dela ainda não havia começado a crescer. Talvez por isso ela tenha encerrado a turnê dela ali no Rio para depois ir para a Buenos Aires, Argentina, local onde ela mora com seu marido e filha, além de ser mais próximo, digamos assim.
    Os fãs e a imprensa só ficaram sabendo da filha no dia em que ela postou esta foto na fanpage dela (vejam os comentários dos fãs surpresos. A outra até achou que ela tivesse adotado a criança. xD):
    Eu fiquei como? A princípio não havia nem visto a criança no colo dela, depois achei que fosse de outra pessoa, mas, no fim, é dela mesmo. kkk


    Bom, voltando a carreira dela:
    Depois que a minha deusa Tarja saiu da banda, ela lançou seu primeiro álbum solo logo no ano seguinte, chamado: Henkäys Ikuisuudesta, com músicas de temas natalinos e de ano novo. 
    Este primeiro álbum não fez grande sucesso pelo mundo. Talvez tivesse feito na Finlândia, já que o álbum é 90% em finlandês e 10% em alemão, espanhol e inglês - sim, a Tarja é poliglota, de verdade. Mas apenas uma dessas músicas foi a que mais fez sucesso e que foi parar em seu segundo álbum solo como faixa bônus e em versão live.
    Eu particularmente gostei apenas da "You Would Have Love This" - que foi faixa bônus no álbum seguinte - e da "Kuin Henkäys Ikuisuudesta", o "carro-chefe" do álbum.

 Henkäys Ikuisuudesta (2006)

Kuin Henkäys Ikuisuudesta. O carro-chefe, rs.

    Seu segundo álbum foi lançado logo no ano seguinte, em 2007. Intitulado "My Winter Storm", foi ele quem fez a cantora ganhar 4 discos de ouro e 3 de platina, tendo a música "I Walk Alone" como o carro-chefe da vez. O álbum é mítico, repleto de faixas, além de uma área de bônus farta e sensacional. My Winter Storm, se escutado do começo ao fim, te leva a um tour pelos personagens abordados nesse CD, sendo eles e suas respectivas músicas:
The Dead Boy (Boy And The Ghost)

The Doll (The Scape of the Doll / Poison)

The Phoenix (My Little Phoenix)

The Queen of The Ice (I Walk Alone. Todos os personagens podem serem vistos no clipe desta música. Confira abaixo:)


    Este, sem dúvida, foi o que fez Tarja Turunen brilhar. Eu nunca me esquecerei do dia em que estava passando os canais aleatoriamente e quando passei pela MTV no exato momento em que este clipe dela estava tocando. Eu devorei o clipe com os olhos e, assim que terminou, peguei o nome e baixei o álbum pela internet. Ouvia todos os dias. A mulher que outrora me causou surpresa em uma banda, agora me causava admiração em sua carreira solo. Tarja Turunen, daquele dia em diante, você ganhou não somente uma fã, mas uma admiradora.
My Winter Storm (2007)

    O terceiro álbum dela veio em 2010, quebrando um hiatus de 3 anos. "What Lies Beneath" também é um ótimo álbum e, por conta do sucesso do anterior, este acabou tendo mais visibilidade uma vez que as pessoas que ouviram o My Winter, esperavam uma qualidade igual ou melhor no próximo álbum que viesse a suceder. Este álbum não teve bem uma música de carro-chefe, como as anteriores, mas a segunda faixa, "Until My Last Breath", foi lançada como o terceiro single e teve um videoclipe.
    Este álbum também é repleto de músicas e de faixas bônus que eu particularmente não canso de ouvir. São poucos bônus, porém são de qualidade e foi no encerramento da turnê desse CD que eu finalmente consegui ir a um show dela, desembolsando 300 pilas para ficar no camarote que, como dito antes, ela provavelmente se apresentou grávida, no dia 08/04/2012, num domingo de Páscoa e três dias antes do meu aniversário. Foi épico, mítico, mágico e sensacional. Valeu muito à pena.
What Lies Beneath (2010)

Until My Last Breath

    Em 2012, durante a turnê de What Lies, ela lançou seu primeiro single do próximo álbum: "Into the Sun"; mas disso falaremos mais para a frente.

    Em agosto de 2012, ela lançou seu primeiro material ao vivo chamado "Act 1". CD + DVD. No CD pode ser encontrada a Into The Sun novamente, já que até então a música ainda não tinha sua versão de estúdio.
    Eu ainda não vi o DVD, pois só tenho o CD, mas de antemão digo que está muito bom. Mais uma vez a Tarja se superou, enchendo seu CD com faixas de seus álbuns anteriores, do próximo, de medleys com suas músicas - coisa que ela costuma muito fazer em seus shows - e tendo a Livin' On a Prayer no meio; além da The Phantom of the Opera e mais: Nemo. Onde o solo do piano foi épico, sendo acompanhado em coro pela platéia que cantarolava entusiasmada. Toda vez que ouço essa música no Act 1 eu me arrepio dos pés a cabeça, em outras palavras, ficou muito foda.

Act 1 (2012)


    Em agosto de 2013 estará previsto para ser lançado o novo álbum dela, o "Colours in the Dark". Ainda não se têm muitas informações sobre este álbum, mas eu espero ansiosa pelo mesmo além da vinda dela no dia 26/06/2013 ao Paraguay. O dinheiro já está na mão, Tarja, só esperando você liberar a venda por aqui! rs

    É isso, espero que tenham gostado deste resumão - que foi tomado de opiniões minhas para/com os trabalhos dela. Quando sair o novo álbum eu torno a comentar dele com informações mais concretas. 
    Fãs de TARJA TURUNEN (não de Nightwish, pls), estou aberta para trocarmos figurinhas. (:
    Fiquem com algumas fotos minhas relacionadas à ela, rs:









Update: Foto tirada por mim no último show dela no Rio, Circo Voador em setembro de 2014. 

Obs.: Depois eu tiro uma foto da minha coleção completa e coloco aqui. rs

2 xingamentos :

  1. Ei Ita-Chan dá uma olhada no clipe a Tarja fez juntamente com o Within Temptation. A musica é Paradise (What About Us) e faz parte do ultimo disco do Within Temptation. Tarja Turunen e Sharon Del Adel, o maximo. A musica faz lembrar um pouco do Nightwish, mas é só. O resto é só talento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu vi o clipe. ótimo dueto. Clipe perfeito. Quando se fala em Tarja, eu estou sempre antenada, rs.

      Excluir

Quem vos fala:

▲Top▲