A Gota do Príncipe Rupert

| terça-feira, 25 de junho de 2013

    Estava eu olhando algumas coisas aleatórias na internet até encontrar um fenômeno da física chamado "A Gota do Príncipe Rupert" (Prince Rupert's Drop ou Dutch tears). Vejam no vídeo abaixo como esse experimento é feito e como ele funciona, antes que eu explique.

    Esse fenômeno ocorre quando o vidro em brasa entra em contado com a água fria em um curto período de tempo, fazendo com que sua camada exterior se esfrie muito rápido, porém a parte interna continua aquecida, como foi mostrado no vídeo. Daí, as partículas frias tendem a se retrair, enquanto que as quentes a se expandir, causando um conflito na gota, resultando na rigidez elevada do vidro. Quando o vidro quebra ou sofre alguma rachadura, essa "briga" entre interno e externo se desfaz, causando a explosão do vidro por completo.

    As gotas foram inventadas na Holanda e o príncipe Rupert possuía várias delas e brincava com as mesmas - houve uma época em que elas haviam sido comercializadas como objetos de brinquedo e entretenimento. 
    O príncipe presenteou Charles II, rei da Inglaterra na época. Tal acontecimento repercutiu na sociedade e foi apenas questão de tempo até o invento ganhar o nome cujo qual é conhecido atualmente.

0 xingamentos :

Postar um comentário

Quem vos fala:

▲Top▲