Paraguai, despedida e término de uma fase complicada.

| sexta-feira, 5 de junho de 2015

    Oi, gente! :)

    Para quem andou lendo os meus posts, sabe que desde o anterior eles estão sendo programados, pois eu estou de mudança e é muita coisa em cima de uma vez. Pois bem, hoje eu vou estar retornando ao Rio por um curto período - questão de horas - chegarei de noite e na manhã seguinte irei viajar de novo. Como vou ficar menos tempo, vou ter que fazer uma mala menor e como estou de mudança, vou ter que empacotar tudo o que deixei na casa de um parente para levar para a casa que irei morar. Tá complicado.

    Sobre o Paraguai, este país me acolheu de braços abertos. As pessoas aqui não são tão calorosas quanto os brasileiros, mas são infinitamente mais educadas e atenciosas do que nós. Pelo pouco tempo que fiquei introduzida na cultura paraguaia, pude notar várias irregularidades que me fizeram pensar: "e o brasileiro ainda reclama do que tem"
    A começar que o transporte público aqui é precário. Eles só tem ônibus. Não existe trem, metrô, barca, kombi, van... nada. Só ônibus e taxis, mãããs... comprar carro aqui é barato para caraleoooo, então 80% da população se locomove utilizando carros. Carros esses que não são pouca merda porque aqui eu já cansei de ver Porshe, Ferrari, Camaro, Audi, Mercedes, BMW...
    Sobre os serviços públicos... eles são pagos. São bem mais baratos do que os particulares, mas são pagos. Escolas e hospitais públicos: pagos. O que acontece se você não tem dinheiro? Você fica sem estudar e sem ter atendimento médico. Simples. Olhando essas circunstâncias, eu vejo o quanto o brasileiro reclama de barriga cheia. Tá certo que existe corrupção e essas coisas, mas vale lembrar que estamos muito, mas MUITO melhores do que nós realmente imaginamos. No Paraguai é muito comum encontrar crianças pedindo esmolas no sinal e as vezes até pior: crianças segurando crianças. Bebês de colo sendo carregados por crianças pelo sinal em busca de esmolas. 
    Sobre o aborto? Somente se representar risco à vida da mãe. Aqui não tem nada de: "se já estiver morto, for anencéfalo ou fruto de estupro." Aliás, teve um caso aqui em que a menina foi estuprada pelo pai - ou padrasto, não lembro bem - e engravidou. Resultado? Ela vai ser obrigada a ter o filho por conta das leis contra aborto no país.
    Aqui é permitido o porte de armas de fogo e qualquer outro tipo e vou te contar: no Brasil, que é proibido, tem muito mais gente armada do que aqui. Eu já passei cada perrengue na rua por conta de tiroteio no Rio que vocês não tem noção.
    Lembra o que eu disse sobre os ônibus? Então... eles foram doados pelo Brasil quando o mesmo estava trocando toda a sua frota e colocando ônibus novos no lugar... isso aconteceu na década de 60~70... o Paraguai nunca trocou essa frota. Ai eu te digo: a passagem de ônibus no Paraguai custa o equivalente a 1 real, mas pelo que oferecem, essa passagem está é muito da cara.
    A corrupção aqui é ENORME e rola solta de uma maneira tão absurda que pode ser vista: não há calçadas em ruas mais "para dentro", as que tem foram os moradores quem fizeram e no perímetro de suas propriedades, portanto: calçadas de cores e formatos diferentes. Ruas menos importantes são feitas dos chamados "empedrados", aqueles paralelepípedos que aqui na verdade são um monte de pedras batidas com barro que só servem para acabar com o balanceamento, amortecedores e pneus dos carros.
    Mesmo mediante a toda essa situação de pobreza e falta de acesso a serviços públicos e básicos, o país tem um salário mínimo maior do que o do Brasil, mas não existe INSS, FGTS, VT, VR... você reclama do seu salário, mas sabe que se trabalhar 1 ano que seja, será um a menos para atingir a sua aposentadoria e que, se fizer acordo, pode sacar o FGTS antes disso. Você reclama que são apenas 30 dias de férias anuais? No Paraguai você só tira esse tempo de férias depois de prestar 10 anos de serviço a mesma empresa. De um a cinco anos, tira-se uma semana; de 6 a 9, tiram-se 15 dias. Você ainda vai reclamar da sua situação financeira com relação ao seu salário e aos seus benefícios?

    Não estou dizendo para calar a boca e aceitar o que tem. Estou dizendo para reclamar consciente. Você quer mais? Todos querem. Mas deve saber que já conquistou muito e deve valorizar isso. Não sair simplesmente protestando querendo mais e pronto, acabou. Tem muita gente protestando querendo ter o que nós temos há anos e não damos o devido valor.
    Quer saber de mais? Há uns 4 anos, mais ou menos, houve o impeachment do presidente. Ficaram um ano sem nenhum líder e se viraram muito bem até o Horacio Cartes assumir o cargo.

    Enfim, depois de contar um pouco sobre algumas dificuldades que os paraguaios passam aqui, gostaria de deixar uma ressalva: nesse tempo, pude perceber uma coisa que está me fazendo voltar ao Brasil por pura obrigação e não por gosto e/ou saudade: a falta de educação. Não me refiro a de escola, me refiro a do dia a dia. Paraguaios podem ser reservados e até mesmo grossos de vez em quando, mas são EDUCADOS e CIVILIZADOS
    Fazendo essa comparação de culturas - paraguaia e brasileira - pude constatar que o brasileiro está educacionalmente regredindo. Parecem crianças que só sabem gritar, chorar e bater o pé. Reclamam da sujeira nas ruas, mas jogam o lixo no chão; da falta de água, mas não dispensam a lavada na calçada, como se isso fizesse parte de sua casa. Não somente isso como o "Maria vai com as outras", onde: se todo mundo faz ou deixa de fazer, você se sente no direito de fazer ou deixar de fazer e pior: ainda usa isso como desculpa para as merdas que faz. Eu já estou ficando realmente muito irritada de ouvir alguém falando "mas todo mundo faz/não faz aquilo ai eu fui e fiz/não fiz também."
    Eu tenho uma pessoa próxima que segue exatamente esses exemplos citados e isso me irrita profundamente, as vezes não dá nem vontade de gastar saliva com a criatura porque são algumas das atitudes que o brasileiro toma que só me decepcionam. O brasileiro é um povo caloroso e simpático, mãããs... é mau educado para @#!$#!#&%. Gostaria muito que existisse um pouco de educação e menos egoísmo, onde parece que já podemos trocar o pensamento positivista de "Ordem e progresso" na bandeira por "Estou no meu lugar, está incomodado? Se muda (ou phoda-se, vou te perturbar mais ainda só de picuinha)".



    Gostou? Pois saiba que é exatamente este caminho que a população está trilhando. Não gostou? Siga algumas das minhas filosofias de vida: "Não faça com os outros o que não quer que façam com você" e "Trate o próximo como gostaria de ser tratado. Como a ti mesmo. Com educação."
    Para encerrar este post brasileiro como todo mundo faz, então eu vou fazer também, vou dar meu tchau para quem fica e se você ficou incomodado com o que eu disse, phoda-se você e se mude que eu vou continuar aqui falando e fazendo do jeito que eu quiser.

    Mais civilização e educação no Brasil, por favor.


    Tchau para quem fica.

2 xingamentos :

  1. Muito interessante este post. Também cheguei a conclusão que nós, brasileiros, estamos nos tornando muito egoístas e pouco se importando com o próximo.
    Em 2010, passei uma semana na Argentina, em um intercâmbio, na casa de uma família. Pensa num pessoal educado, o tempo todo perguntando se eu estava bem. Não só eles, como também nas ruas de lá: um carinha nos alertou do perigo de ficar tirando foto num lugar; um taxista conversou bastante com a gente; fui na casa de uns conhecidos da família em que estava e o que els conversaram comigo, principalmente sobre música (olha que eu sou de falar pouco, mas foi uma honra conversar com eles.

    Voltei de lá muito alegre, pensando em ser mais sorridente e conversativo com as pessoas daqui, mas ao caminha por minha cidade, só vi gente com cara fechada, metidas, que não te dão espaço e sempre com presa.

    É claro que há exceções, mas, infelizmente, não estamos mais sendo educados como antes. Nem um "bom dia" se ouve mais.

    De tudo isso, tirei uma importante conclusão: acho que todos nós devemos ter uma experiência assim, de visitar outro país e conhecer sua cultura, pois assim, acabamos nos conhecendo também.

    Muito obrigado pela sua postagem. Me trouxe lembranças e me causou uma reflexão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joanir!
      Primeiramente, te agradeço de coração pelo comentário. Obrigada pela força! :)
      Então, rapaz, tá ficando muito complicado sim. Parece que está aflorando um espírito de "Maria vai com as outras" nos brasileiros de achar que só porque foi destratado pela pessoa X, se acha no direito de destratar pessoa Y, Z, A, B... as coisas não podem funcionar assim, se sim, a convivência se tornaria impossível com qualquer tipo de pessoa. Eu ouço muitas pessoas dizerem coisas do tipo: "eu só sujo isso porque todo mundo suja, eu só cuido mal daquilo porque já está velho, eu sou educado, mas não uso minha educação aqui..." . Poxa, tem que partir uma iniciativa. As pessoas acham que tem educação, mas não querem usá-la em todos os locais...
      Eu sinto muita falta do Paraguai, morei lá por um ano e lá é sensacional em questão de educação, respeito e preservação das coisas.
      Eu penso exatamente o que você pensa sobre a experiência no exterior: todos deveriam ter para poder comparar e ver como a nossa situação está cada vez mais decadente e carente de consideração das pessoas...

      Beijos e mais uma vez, obrigada pelo comentário! :)

      Excluir

Quem vos fala:

▲Top▲