Dicas de como emagrecer sem dieta.

| terça-feira, 9 de junho de 2015

    Oi, gente! :)

    Há alguns posts atrás, não me recordo qual, eu disse que iria comentar sobre como emagreci 20kg. Eu não fiz dieta e até hoje, eu NUNCA fui à academia, acho que nunca nem entrei em uma. Também não fiz cirurgia, nem nada drástico. Ficou curioso(a)? Vem que eu vou te contar um pouco.

    Eu sempre fui muito gulosa. Até hoje eu como mais com os olhos do que com o estômago. Quando eu tinha 16 anos, cheguei a pesar 92kg porque eu comia descontroladamente. Devido ao excesso de peso, comecei a ter dores nos joelhos e roupa para mim era uma coisa extremamente difícil de achar. Foi aí que eu "caí na real" e pensei: "Não dá para ficar assim." Eu realmente comia muito. O que eu fiz para emagrecer foi simplesmente diminuir as quantidades, comendo somente a porção necessária para satisfazer meu estômago e não os meus olhos. Eu ainda lembro do meu "cardápio" antes de perder o excesso de peso, não se assustem:

    Manhã (06h às 10h): 
    Eu ia para a escola sem comer nada. Eu não consigo comer de manhã, nem ao menos beber alguma coisa. Nada entra.
    Quando dava umas 11h, eu beliscava o meu lanche (geralmente era algum biscoito. A bebida eu sempre comprava lá). Meu horário de lanche era por volta das 11:40h, eu ia para a cantina e comprava um hambúrguer ou um biscoito e um refrigerante. Se sobrasse dinheiro, gastava em doce.


    Tarde:
    13h: eu chegava em casa e almoçava um prato de pedreiro. A sobremesa era a mais doce e calórica possível.
    Depois eu ia comer lá para as 15~16h, comia o que estivesse pela frente. Fazia sanduíche, comia biscoito, o que tinha na dispensa eu mandava para dentro e depois ia beliscando até dar 18h.

    Noite:
    Lá para as 18h eu jantava outro prato de pedreiro e comia sobremesa de novo. Pouco tempo depois eu voltava a ficar beliscando até o horário de dormir.


    Finais de semana:
    Pizza, bolo, cachorro-quente, refrigerante, rocambole, etc. O almoço e a janta eram o dobro da quantidade.

    Eu sempre tive o péssimo hábito de ficar beliscando durante o dia. Ir à cozinha e pegar um biscoito, comer uma banana, meia maçã... beliscar mesmo. Coisa boba, mas eu fazia toda hora, o que no fim acabava sendo muito. Os sucos que precisava adoçar, eu praticamente virava o saco dentro e ainda comia o açúcar que ficava em corpo de fundo. O mesmo com achocolatados.

    Eu não cortei nada do meu cardápio, continuo consumindo tudo o que gosto, inclusive os mais calóricos, mas veja no que eu mudei:

    Manhã:
    Continuo não comendo nada. Vou trabalhar no puro jejum mesmo. Eu tenho o hábito de chegar uns 30 minutos antes já para poder comer, pois eu levo em torno de 2h de casa para o trabalho e, quando chego, a fome bate. Já levo comida de casa. Um saquinho pequeno de biscoito, um pãozinho...


    Tarde: 
    Meu almoço é normal. Não me restringi nem cortei frituras e essas coisas, apenas reduzi a quantidade significativamente. Coloco meia concha de feijão, duas colheres rasas daquelas grandonas de arroz e uma relativamente cheia do acompanhamento que for. Se tiver bife, pego um pequeno. Como disse, o suficiente para me saciar. 
    No lanche, eu procuro comer algo como se fosse no café da manhã mesmo, um pãozinho, um biscoitinho pequeno, uma tigela com um pouquinho de sucrilho...

    Noite:
    Eu perdi o hábito de jantar. Geralmente como um pão, ou uma fruta, ou um biscoito... as vezes eu faço torta, ai como uma fatia pequena dela, etc.
    Eu ainda me controlo muito com relação a ficar beliscando e a quantidade de comida que coloco para mim. Se eu não ficar de olho, coloco um prato lotado de comida e fico indo na cozinha o dia inteiro.

    Finais de semana:
    As mesmas guloseimas, porém com porções reduzidas pela metade e substituindo a janta por um lanche.

    Sobre adoçar os sucos, para que não sentisse uma grande diferença, eu tirava metade de uma colher de sopa. Ex.: se antes eu colocava três colheres cheias, agora coloco duas e meia.
    Depois que eu me acostumava, retirava mais uma metade e assim por diante até o momento em que, dependendo do suco, eu o tomava sem açúcar, geralmente eram os sucos sem acidez como caju, manga, pera, melão... 


    Exercícios:
    Como disse, eu nunca frequentei a academia. Quando eu comecei a maneirar na comida, eu passei a ir e a voltar a pé do curso de inglês que eu fazia. Não dava para fazer isso no trajeto casa x escola porque era bem longe de onde eu morava.


    Depois que eu comecei a trabalhar, como passava o dia ocupada, não tinha como ficar beliscando o tempo todo e, no horário de intervalo, eu procurava não exagerar na quantidade da comida. Por outro lado, acredito que o que contribuiu mesmo foi o fato de que o ponto de ônibus mais próximo ficava há 15 minutos de caminhada da minha casa. Ou seja, eu caminhava 15 minutos para ir trabalhar e 15 para voltar do trabalho. Eu trabalhava de segunda a sábado, na época. Em uma semana eu já havia caminhado por três horas e eu procurava andar rápido, tanto para chegar logo ao trabalho (ida), quanto para chegar logo em casa (volta). Eu odeio andar, mas era a única opção que eu tinha. 
    Era bom o fato de ser obrigada a caminhar, pois assim eu mantinha o meu corpo em movimento. Depois me mudei e arrumei outro emprego que eram 30 minutos de caminhada indo e 30 voltando. O ponto era mais longe ainda de casa e o trabalho também. Mesmo eu sabendo dirigir e tendo carro, não posso ir trabalhar com ele. Quem mora no Rio de Janeiro e conhece bem o centro da cidade, sabe que é impossível ir para lá de carro. A começar que os edifícios comerciais só cedem vaga para funcionários com cargos mais importantes e os estacionamentos que tem por fora são 20 reais a hora. É sério. 20 reais a hora.
    Agora eu vou começar a estagiar no centro, serão 6 horas por dia. Se com uma hora eu pago 20, com 6h eu pago 120 reais POR DIA. O estágio é de segunda à sexta. Em uma semana eu já teria gasto mais da metade do meu salário. É impossível mesmo depender de carro para ir trabalhar, pelo menos no meu caso. Me restando ser obrigada a caminhar todos os dias. rs

    Mas enfim... agora que contei o antes e o depois do meu cardápio e do que faço durante o dia - isso porque eu não citei a faculdade à noite rs - já dá para ter uma noção de que dá para emagrecer sem academia SIM. Agora, quem quer ficar com músculos e essas coisas não tem jeito, só academia na causa mesmo. Eu estou feliz com o meu corpo, não pretendo endurecer nenhuma parte dele com musculação no momento. Eu não vou dizer que tenho a barriga chapada e sequinha porque estaria mentindo, mãããs... antes de começar a controlar minhas refeições, meu manequim era 50 já quase no 52. Blusas eram tudo G, GG... 

Foto de 2013

    Eu tenho bastante quadril e pouco busto. Só de quadril eu tenho 117cm, então não há possibilidade alguma de eu entrar em uma calça de número 40 JAMAAAIS. Mas de 50, agora eu visto 44~46 dependendo do corte... já a blusa, se for justa, é M; se for larguinha, é P. Mas geralmente eu compro M porque não gosto de blusa curta, gosto dela cobrindo o zíper da calça e não acima, entendem?

    Não sei se ajudei em algo, mas espero que sim. Se ficou alguma dúvida ou quiserem falar comigo, sintam-se à vontade. Aos curiosos, meu antes e depois. kk:




    Tchau para quem fica. :D 

0 xingamentos :

Postar um comentário

Quem vos fala:

▲Top▲